Elaboração de Boletim Informativo para Vigilância Socioassistencial
Apresentação
Os trabalhadores do SUAS geram um volume significativo de informações a respeito dos nossos usuários e usuárias, além de características importantes para o planejamento desta política pública, mas essas informações ainda permanecem nos computadores ou instrumentais preenchidos pelos trabalhadores e ficam nas dependências dos equipamentos e serviços socioassistenciais.
O Boletim Informativo é um instrumento que deve ser utilizado para divulgar os resultados obtidos pela política de assistência social durante um determinado período e disseminar (para os usuários e usuárias, agentes públicos, autoridades e sociedade de uma forma geral) que esta política oferta serviços socioassistenciais e não apenas benefícios de transferência de renda.
Objetivo
Capacitar trabalhadores do SUAS sobre a potencialidade de um Boletim Informativo, apresentar possibilidades de estrutura, bases de dados que poderão ser utilizados na elaboração dos produtos gráficos e planejar a construção e divulgação dos resultados obtidos e dar visibilidade para a política de assistência social nos municípios.
Público-alvo
Equipe de Vigilância Socioassistencial, trabalhadoras(es) do Órgão Gestor, Gestores municipais, trabalhadoras(es) e Coordenação do CRAS e CREAS e demais interessados.
Metodologia
O curso acontecerá on-line e ao vivo com o uso da plataforma Google Meet e com um grupo de até 30 pessoas. Será apresentado material previamente organizado e será disponibilizado modelos e design para a elaboração do Boletim. O acesso ao Canva poderá ser on-line e/ou com login (formato gratuito).
Conteúdo Programático
- O que é um Boletim Informativo?
- Boletim Informativo como instrumento estratégico, versátil e poderoso para apresentar os resultados
- Objetivos do Boletim Informativo
- Clareza e eficácia do Boletim Informativo
- Potencialidade do Boletim Informativo
- Componentes visuais e textuais que não podem faltar no Boletim
- Recursos visuais comunica bem para os usuários e usuárias
- Selecionar um design adequado para a minha realidade
- Planejar o conteúdo e periodicidade do Boletim
- Estrutura de um Boletim Informativo
- Como e onde publicar o Boletim Informativo
- Planejamento de Boletim Informativo
- Primeiro passo para elaboração de Boletim
- Como escolher um modelo/identidade do Boletim
- Refletir sobre a divulgação impressa ou digital
- Construir o Boletim Informativo com uso do Canva e Power Point
- Navegar no Canva
- Apresentar modelos de Boletim Informativos
- Possíveis resultados
- Tipos de produtos gráficos e imagens que devo inserir no Boletim
- Quais fontes de dados utilizar
- Como organizar os dados
- Como descrever e analisar os dados utilizados
- Como analisar a evolução de um determinado serviço
Resultados esperados
Espera-se que ao final deste curso, o participante tenha clareza da potencialidade de publicar um Boletim Informativo como instrumento estratégico para divulgar os resultados obtidos da política de assistência social dos muncípios, além de conhecer as possibilidades de estrutura, design, cores, conteúdo e periodicidade da publicação.
Carga horária: 6 horas
Data: 05 de maio de 2025
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h às 16h00
Formato: On-line e ao vivo
Nº de vagas: 30 pessoas
Certificado: Digital.
Investimento: R$ 590,00
Formas de Pagamento: Boleto (parcela única), Pix, empenho, parcelado em 5 X sem juros no cartão de crédito. (ou em 12 x com acréscimo)
Empresa: Geo Social Consultoria, Gestão & Serviços
Docente: Dra. Paula Fonseca do Nascimento

Docente
Dra. Paula Fonseca do Nascimento
Assistente Social (2004)
Mestra em Geografia (UNESP, 2016)
Doutora em Geografia (UNESP, 2021)
Pós doutoranda em Serviço Social (UFPB, 2022-2024)
Pós graduanda em Ciência de Dados Geográficos (2024)
Especialista em Gerenciamento de Projeto (SENAC, 2014)
Especialista em Gestão Pública Municipal (UEM, 2010)
Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais – NEPPS/UFPB