Articulação da Vigilância Socioassistencial e Proteção Social Básica e Especial

Objetivo

Discutir a articulação da equipe de Vigilância Socioassistencial com os trabalhadores/gestores da Proteção Social Básica e Especial, os processos de trabalho, processo de padronização de instrumentais e RMA, a incorporação dos dados de atendimento e/ou acompanhamento, CECAD e sistemas de informação para o planejamento de ações direcionadas para o público prioritário do SUAS e para a oferta de serviço nas áreas com maior incidência de vulnerabilidade e risco social.

Justificativa

A Vigilância Socioassistencial é uma área estratégica da política de assistência social, pois permite conhecer, caracterizar e identificar as principais demandas desta política e áreas com maior incidência de vulnerabilidade e risco social de um determinado lugar. Desta forma, destacamos este curso com proposta de discutir sobre a proteção básica e especial, sendo esta um dos processos de trabalho constitutivos da Vigilância Socioassistencial. O debate sobre esta articulação ainda é incipiente no Brasil, mas imprescindível para o avanço de uma cultura da informação (e não imediatista) e na busca de uma oferta de serviços qualificada e suficiente.

Público-alvo

Equipe de Vigilância Socioassistencial, trabalhadores do SUAS e, sobretudo, da Proteção Social Básica e Especial.

Metodologia

Apresentação On-line de material previamente organizado, com uso de Power Point. Serão realizadas oficinas on-line e estudo de casos.

Conteúdo Programático

Proteção Básica como Processo de Trabalho

  • Vigilância Socioassistencial enquanto função da Política de Assistência Social
  • Principais normativas e conceitos
  • Perfil e atribuições da equipe de Vigilância Socioassistencial
  • Território como fonte de informação
  • Alinhamento de bases conceitual sobre território
  • O território usado e suas relações sociais
  • Território de vivência versus território administrativo
  • Identificação das vulnerabilidades no território
  • Primeiras ações para implantar ou implementar a Vigilância Socioassistencial
  • Articulação entre equipe de Vigilância e os serviços e equipamentos
  • Impactos na oferta dos serviços de Proteção Básica com a implantação da Vigilância Socioassistencial
  • Proteção Social Básica como processo de trabalho
  • O papel da Vigilância Socioassistencial na qualificação da oferta de serviços de Proteção Básica
  • O rigor no registro dos atendimentos

 

Processo de Padronização

  • Mapear o fluxo da informação nos CRAS – PAIF, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio e nos SCFV a partir de visitas
  • Identificar todos os instrumentais utilizados pelos trabalhadores dos CRAS, SCFV e CREAS
  • Compreender o processo de preenchimento do RMA, instrumentais e sistema de informação
  • Alinhamento teórico metodológico do RMA, instrumentais e sistema de informação
  • Padronização no preenchimento do RMA, instrumentais e sistema de informação
  • Reuniões de trabalho para padronização
  • Familiarização ao uso dos dados para os trabalhadores da proteção social básica e especial

Planejamento a partir dos Dados

  • O planejamento como base para ofertar serviços de qualidade
  • Introdução ao planejamento e incorporação de dados do CECAD (CadÚnico), dos atendimentos e acompanhamentos;
  • Como incorporar os dados do CECAD no planejamento das ações da Proteção Social Básica e Especial
  • Orientação sobre a elaboração do Plano de Trabalho de cada serviço de Proteção Social Básica a partir dos dados do CECAD e de atendimento/acompanhamento
  • Uso dos dados pelos trabalhadores da Proteção Social Básica para planejar e realizar busca ativa
  • Uso dos dados pelos trabalhadores da Proteção Social Básica para identificar os públicos prioritários dos serviços, ampliar a oferta dos serviços e/ou planejar novos grupos do PAIF e SCFV
  • Refletir a partir dos dados se os serviços estão sendo ofertados nas áreas com maior incidência de vulnerabilidade e risco social
  • Refletir a partir dos dados se as demandas atendidas pelo PAIF e SCFV, são de fato o público prioritário do SUAS.
  • Estudos de caso

Datas: 05 e 06 de junho de 2025

Carga horária: 12 horas

Horário: 08h30 às 11h30 e 13h00 às 16h

Plataforma: Google Meet

Nº de vagas: 30 pessoas

Docentes: Dra. Paula F. Nascimento e Dra. Silvia Aline Ferreira

Investimento: R$749,00

Formas de pagamento: Boleto (à vista), pix, ou empenho parcelado em 5 vezes (sem juros) no cartão de crédito (ou 12x com acréscimo).

Docente

Dra. Paula Fonseca do Nascimento

Assistente Social (2004)

Mestra em Geografia (UNESP, 2016)

Doutora em Geografia (UNESP, 2021)

Pós doutoranda em Serviço Social (UFPB, 2022-2024)

Pós graduanda em Ciência de Dados Geográficos (2024)

Especialista em Gerenciamento de Projeto (SENAC, 2014)

Especialista em Gestão Pública Municipal (UEM, 2010)

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais – NEPPS/UFPB

Docente

Dra. Silvia Aline Silva Ferreira

Assistente Social, COACH, Pós Doutoranda em Serviço Social pela UFPB/João Pessoa/PB.

Doutora em Geografia pela UNESP Presidente Prudente/SP.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNOESTE/SP.

Pós Graduada em Trabalho Social com Famílias.

Pós Graduanda em Gestão de Políticas Públicas.

Pós Graduada em Gestão de Pessoas.

Pós Graduada Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais.

Pós Graduada Docência do Ensino Superior.

Pós Graduanda em Terapia Familiar.

Graduanda de Pedagogia.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?